Paisagem, 1940-49 (Brasil).

No final da sua carreira, Anita transforma radicalmente seu jeito de pintar. Ela declara querer abandonar as fórmulas internacionais, e pintar de forma cada vez mais simples. A temática também muda: a instrospecção, e os retratos de forte expressão psicológica são substituídos pela representação da “alma brasileira”. Segundo a própria artista: “É verdade que eu já não pinto o que pintava há trinta anos. Hoje faço pura e simplesmente arte popular brasileira. É preciso não confundir: arte popular com folclore. (…) eu pinto aspectos da vida brasileira, aspectos da vida do povo. Procuro retratar os seus costumes, os seus usos, o seu ambiente. Procuro transportá-los vivos para as minhas telas. Interpretar a alma popular (…) eu não pinto nem folclore, nem faço primitivismo. Faço arte popular brasileira”

As duas Igrejas (Itanhaém). 1940. óleo s/ tela (53,8x66). Col. Particular, SP.

Cambuquira. 1945. óleo s/ tela (50x61,1). Col. Museu de Arte Contemporânea da USP, SP.

Anita procurava transmitir a “ternura brasileira” que não encontrava na arte da época. Para transmitir essa mensagem, achou que a sua técnica antiga era “muito violenta, inacessível à massa” – assim, procurava uma técnica simples, acessível a todos. Procurou cada vez mais esquecer escolas, teorias. Chegaria a declarar, em 1957, que estava “tentando pintar apenas a vida, sem quaisquer preocupações artísticas”, concluindo mesmo: “Se conseguir fazer isso, estarei satisfeita”.

Itanhaém. 1948-49. óleo s/ tela (72x92). Col. Manuel Alceu Affonso Ferreira, SP.

Samba. 1943-45. óleo s/ tela (39,9x49,3). Col. Gabriel de Castro Oliveira, SP.

About these ads

41 Comentários

Arquivado em Uncategorized

41 Respostas para “Paisagem, 1940-49 (Brasil).

  1. Eliana

    Amei esses quadros de Anita Mafalti, achei-os muito lindo.

  2. bom eu adorei as obras achei mt bonitas, mas notei q faltaou algumas, pois eu iria fazer um trabalho e precisava d aimagem e ñ a achei , mas as obras são mt lindas adoreiii!

  3. Isabel, realmente são centenas de obras da Anita, e não havia como colocar todas. Quais obras vc precisa? Posso tentar ajudar a encontrar as imagens, embora não possa garantir que eu consiga achá-las.

  4. Carlos Walter

    As obras são maravilhosas, mas gostaria de encontrar um livro que contemplasse todas as obras da pintora; como por exemplo a fase que ela pintou flores, e outras onde pintou o rosto brasileiro etc…
    Parabens pelas telas

  5. Anita possui muitas centenas de obras, todas espalhadas pelo mundo. Acredito que o maior esforço para reuni-las foi da exposição que comemorou os 120 anos do seu nascimento, que ocorreu em 2010 e esteve em Brasília e no Rio de Janeiro, com a curadoria de Luzia Portinari Greggio. Talvez você encontre algo neste sentido se pesquisar por esta exposição e sua curadora.

    • eubessa

      legal. isso retrata uma época de grandes requezas artisticas e pouco reconhecida pela grandeza que representa.

  6. Parabéns pelo site e a escolha das obras. Agradecemos pelo seu trabalho e nos colocamos à sua disposição. Solicitamos, apenas que retifique o endereço do site do Instituto para http://www.institutoanitamalfatti.com
    Atenciosamente
    Instituto Anita Malfatti
    Obs. Também estamos no Facebook

  7. manoel aguiar

    não achei uma obra com um trasso claro,porem demosntra que sua arte foi influenciada,pelos anos e pelas criticas,que recebia tentava mudar e melhorar e se aperfeiçoar ,mas da para perceber que seu trasso é unico,usava muitas cores claras e agradaveis aos olhos, adorei

  8. vc esta sempre no coração desse povo brasileiro comessa obra

  9. fernanda gabrielly

    Anita tem obras maravilhosas ,ela tem muito talento e muita criatividade

  10. fernanda gabrielly

    parabeeeeeeeeeeeeeeeens anita

  11. davi

    encontrei quase tudo que precisava aqui

  12. daiane

    são uns mais lindos q os outras alguns chegam a revolucionar meu olhos!

  13. cleiziane

    os quadros dela e de mais; gostei muito !!!

  14. é só´para quem entende!!! sãõ muitos lindos mesmos!!! *-*…

  15. Super Demais seu Blog! Consegui no post conhecer a artista fantástica que foi Anita Malfati.

    Parabéns.

  16. Me ajudou bastante esse site (: obrigada !

  17. Gilberto Ferreira

    Ola bom dia !
    Gostaria de informações p/ autenticacão de Obras da Anita.
    Há algum telefone o email p/ se comunicarmos ?
    Grato
    Gilberto Ferreira

  18. Henrique Wagner

    Anita não sabia desenhar. Isso a levou a produzir algumas das piores telas da pintura brasileira. As influências europeias, inevitáveis, eu sei, nela ficaram extremamente grosseiras. Do que foi mostrado aqui há duas telas razoáveis, não mais que isso. Não por acaso foi criticada toda vida, por gente ultraísta e por gente conservadora. Oswald a defendia por motivos óbvios: a necessidade de criar uma pintora para a sua Semana…

    • A despeito da sua opinião sobre a qualidade das obras da Anita, é importante corrigir alguns detalhes históricos que você levanta como indícios do seu argumento. Anita foi criticada por conservadores por suas influências da arte de vanguarda européia, e criticada por modernistas por recuar desta atitude de vanguarda após a polêmica exposição de 1917, então as críticas sempre tiveram como foco questões da sua política artística, e não o seu talento.

      Basta ler o famoso artigo de Monteiro Lobato para perceber que ele não questionava a qualidade de Anita, mas tinha como alvo principal as vanguardas européias. Sua exposição de 1917 inclusive estava fazendo muito sucesso, até que surgiu o artigo de Lobato e muitos dos quadros vendidos foram devolvidos. Oswald de Andrade de fato defendeu Anita em 1917, mais pelo gosto pela polêmica porque ele não era próximo dela, e a participação de Anita na Semana de Arte Moderna foi tímida, praticamente irrelevante, embora os modernistas identificassem sua exposição de 1917 como um evento precursor. Acho que você confundiu Oswald com Mario de Andrade, esse sim foi amigo próximo de Anita e defendeu-a e apoio-a durante toda sua carreira, enquanto Oswald trabalhava em promover Tarsila do Amaral.

  19. emanuelly

    queria um quadro da anita que falasse de amor vc tem?

  20. beatriz

    eu gostaria de aprender as suas pintura eu amei de mais gostei mesmo você estar de parabéns esse parabéns que eu estou te dando não e pouco você merece mais do que isto.

    ALIAIS ESTA FAZENDO MUITOS SUCESSO ENTRE AS ARTES.

  21. NANA

    ESSAS TELAS SÃO LINDAS PRA QUEM GOSTA

  22. maria inês

    é muito lindo,mas eu queria de um papagaio pois eu vou pintar ele aki no meu colégio
    !!!

  23. Leticia

    Anita era uma grande pintora os quadros dela são simplismente lindos

  24. Leticia

    Queria o Arvoredo de Anita Malfatti

  25. laiana camargo oliveira

    bem bonita as obras dela espero que a anitta faça mais obras que eu estarei acompanhando fique firmes anitta e um bom dia pra você sou a laiana Camargo oliveira estou na 6 serie e tenho 11 anos faso aniversario dia 18 fevereiro tchau.2013/04/22

  26. renata sorg

    gostei muito dos quadros,parabéns anita,queremos entrar em contato com você,nos mande um e-mail,agradecida.

  27. renan $

    PArabems limdo SEUS QADROS.

    QEURIA ve masi

  28. renan ondirection

    MuItO Boum essa trmpo

  29. as obras delas sao uma maravilha

  30. Nicoly franscisca silva matias

    São lindas as paisagem.Quem não gostou é porque nunca viu a arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s