Paisagem, 1915-1917 (EUA, Costa do Maine)

Um dos períodos de maior produção artística de Anita Malfatti foi durante sua estadia nos Estados Unidos, quando a artista se isolou numa ilha de pescadores na Costa do Maine chamada Monhegan Island (nome que serve de subtítulo a um dos quadros da época: Rochedos). Anita vivia com outros pintores que trabalhavam sob a orientação do pintor e filósofo Homer Boss, da Independent School of Art.

Rochedos (Monhegan Island). 1915. oléo s/ tela (60x74) .Col. Guilherme Malfatti, SP

Anita passava os dias pintando ao ar livre, e ao anoitecer ouvia as aulas inspiradas de Homer Boss. Nesse ambiente de liberdade e inspiração, a artista explorou as influências expressionistas adquiridas durante seu aprendizado anterior na Alemanha. Em obras como A Ventania e A Onda, a paisagem local é representada como uma força selvagem, agressiva e dinâmica, e o uso da deformação expressa certa inquietação do olhar humano diante da natureza.

A Ventania. 1915-17. óleo s/ tela (51x61). Col. Palácio dos Bandeirantes, SP.

A Onda. 1915-17. óelo s/ madeira (26,5x36). Col. Paulo Prado Neto, SP.

Uma das obras mais conhecidas desse período é O Farol. Nessa pintura, assim como em O Barco, a paisagem está mais harmonizada com a presença humana,  através das edificações que compõem o cenário. O uso da deformação é sensivelmente menor, em contrapartida Anita utiliza exemplarmente a principal característica do seu expressionismo: as cores abundantes e vivas, a chamada “Festa da Cor”.

O Farol. 1915. óleo s/ tela (46,5x61). Col. Chateaubriand Bandeira de Mello, RJ.

O Barco. 1915. óleo s/ tela (41x46). Col. Raul Sousa Dantas Forbes, SP.

19 Comentários

Arquivado em Uncategorized

19 Respostas para “Paisagem, 1915-1917 (EUA, Costa do Maine)

  1. Espetacular a iniciativa e disponibilização das obras da Anita, principalmente com o texto.
    Tenho a maioria das obras da Anita em arquivo, mas é sempre bom encontrar algo mais sobre.
    Solicito autorização para incluir link no blog Retalhos do Modernismo – http://literalmeida.blogspot.com
    Obrigado
    Luiz de Almeida & Blog Retalhos do Modernismo

    • Luiz, gostaria tanto de ter acesso ao seu Blog, mas sempre aparece aquela mensagem chatinha de “Malware”, dizendo que tal página não é confiável.
      Estudo Letras e adoraria lê-lo… Você sabe se tem alguma maneira de contornar essa mensagem chatinha do Google Chrome?
      Beijo.

  2. eu adorei as obras dela e segunda feira eu e meus colegas vamos terque fazer o porto [uma maquete]
    vai ser muito legal
    nos ja estudamos sobre tarsila do amaral e emiliano
    e agora agente estamos estudando sobre anita

  3. ADILSON GOMES

    A VIDA DE ANITA É DEMAIS!!!!!

  4. myslayne

    é lindos os quadros

  5. Muito bonitos esse quadros queria um pra min !!muito muito bonito

  6. MYLENA

    eses quadros sao muinto bonitos mesmo e ate tenho hum ……..

  7. esses quadros sao maravilhosos eu ate pensei em conprar um na verdade eu nao conhecia mais a minha professora pedil um trabalhoo sobre ela

  8. karine_semprejesus@hotmail.com

    eu amo a arte de anita

    ass. marvia karine

  9. cakju

    Eu estou fazendo um trabalho, justamente sobre a Anita, e eu preciso saber se essas obras, realmente são de Anita, porque vários de meus colegas levaram imagens, e a professora, nos disse que não eram de Anita Malfatti. Eu amo essas obras, dá até vontade de comprar um desses quadros, mas não acho. Só tenho que ter certeza.

  10. clarice nobre da silva

    ESTOU APENAS FAZENDO MINHAS PINTURAS EM CASA E SOZINHA, MAS PELO AMOR QUE TENHO A PINTURA, CREIO QUE AINDA FAREI OBRAS TÃO LINDAS COMO AS DE ANITA…GRANDE DOM…

  11. ei adorei oa quadros de Anita Malfatti

  12. Boa tarde
    Agradecendo mais uma vez solicitamos que corrijam o endereço do Instituto:
    http://www.institutoanitamalfatti.com.br

    Obrigado

  13. cris

    Lindas obras ! mas deveria ter mas informações sobre elas !

  14. Este Blog é maravilhoso! Vai me ajudar bastante nas aulas de “Gênero, Arte e Sociedade”.

Deixe um comentário

